Antes de mais nada, no dia 28 de novembro de 1973, aconteceu um fato inesquecível que mudou toda a história da moda. A batalha de Versalhes foi um evento beneficente para arrecadar fundos para o palácio de Versalhes. Contudo, o evento se tornou uma disputa entre estilistas franceses e estilistas americanos. Saiba o que foi a batalha de Versalhes. Leia matéria: A batalha de Versalhes!
A batalha de Versalhes contada na série!
A Netflix estreou em 2021 a série “Halston”- que fala sobre a vida de um dos maiores estilistas de todos os tempos. Do mesmo modo, que, Halston foi um dos estilistas que ganhou mais reconhecimento após a batalha de Versalhes. Portanto, fica a dica se você quiser aprofundar mais nesse assunto e na vida do estilista. Assista a série e fique por dentro de tudo. Além disso, a série foi produzida por Ryan Murphy (que produziu “Glee” e “American Horror Story”).
O começo de tudo;
Em 1973, Halston foi convidado pela publicitária Eleanor Lambert para representar os Estados Unidos no desfile do evento beneficente do palácio. Sobretudo, o encontro mexeu com o ego dos estilistas, fazendo com que houvessem disputas entre eles. No entanto, foram convidados: estilistas norte-americanos e franceses.
Estilistas que participaram da Batalha de Versalhes;
Entre eles: Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Christian Dior, Emanuel Ungaro e Marc Bohan representavam a moda francesa enfrentando Oscar de la Renta, Bill Blass, Anne Klein, Halston e Stephen Burrows.
França x Estados Unidos;
Os Estados Unidos estava deslanchando no mundo da moda, e como os franceses sempre dominaram a moda no mundo, se sentiram “ameaçados”. Enquanto o país Europeu mantinha o seu estilo clássico e conservador, os norte-americanos apresentavam uma moda mais moderna para que as mulheres tivessem maiores escolhas em se vestir. No evento foram apresentados 80 looks. Por fim, a moda americana venceu.
Com isso, a alta costura americana passou a ganhar notoriedade e reconhecimento mundial, pois os franceses sempre dominavam a moda da alta costura até então.
Representatividade;
Segundo a jornalista Robin Givhan, 36 modelos que desfilaram no evento eram negras. Dentre elas: Charlene Dash, Billie Blair, Norma Jean Darden, Alva Chinn, Ramona Saunders e Jennifer Brice.
Celebridades.
Vários nomes importantes participaram do evento, entre eles: O artista plástico Andy Warhol, a atriz Elizabeth Taylor e a princesa Grace de Mônaco.
A cantora Josephine Baker encerrou o desfile dos franceses. Ela foi uma das melhores cantoras da época, além de ser um ícone da moda. Enquanto, Liza Minelli cantou para o desfile dos estilistas norte-americanos.