A princípio, muita gente não sabe que existem 7 estilos universais, e que eles podem ser combinados entre si. Bem como, um visual pode ter 1, 2, 3 ou mais diferentes estilos em uma só composição de look. Contudo, para decifrar todos os parâmetros desses estilos universais, preparamos a matéria: Os 7 estilos universais da moda.
Os 7 estilos universais da moda: Surgimento!
Por anos, foi realizado um estudo de comportamento dos consumidores nos anos de 1980. A americana chamada Alyce Parsons desenvolveu o sistema PASS (Proportion Analysis / Style Selection), a fim de captar as informações de vestimentas da sociedade. Dessa forma, criou-se o conceito de estilos universais. Como resultado, ficou bem validado quais são os padrões característicos, incluindo interesses das pessoas e os principais consumos da moda.
Muito além do seu estilo.
Em suma, acredito que seja impossível uma pessoa ter somente um estilo de se vestir. Portanto, defendo a ideia, de que, praticamente todo ser humano tenha de 2 a 3 estilos no mínimo. Portanto, é muito raso falarmos que uma pessoa tenha o estilo sexy, e somente ele. Afinal, essa mesma pessoa não usa roupas sexies a qualquer momento do dia. Contudo, temos um estilo, ou ao menos dois estilos em que segue o nosso padrão de vida de acordo com a nossa personalidade e valores. Ou seja, optamos por usar mais esse estilo. Assim, acaba sendo bem predominante em nossos dias, e por consequência, somos rotulados por conta da frequência.
Entendendo os estilos!
A teoria dos 7 estilos são divididos em categorias: estilo base e estilo secundário.
Estilos base: São estilos básicos (natural/esportivo, tradicional e elegante).
Como disse antes, temos um estilo predominante que nos acompanha na maior parte da nossa vida. É a forma como queremos ser vistos, incluindo nossos valores, crenças, etc. Por ser a nossa verdadeira essência, não deveria mudar totalmente com o tempo. Mas pode ocorrer de evoluirmos com o tempo, e por consequência, o estilo predominante sofrer algumas alterações. Pessoas que não possuem um estilo predominante, na maioria das vezes, a pessoa tem dificuldade em se vestir, por não se conhecer afundo ou por não saber identificar os estilos. Desse modo, não conseguem organizar o guarda-roupa e aumentam o consumo excessivo por roupas.
Estilos secundários (romântico, criativo, sexy e moderno/urbano).
Por vezes, os estilos secundários não são fixos e dependem de como estamos nos sentindo ou tendemos a usar em determinadas ocasiões.
Até agora foi muita informação? Calma!
Nós te ajudaremos a encontrar os seus estilos.
Confira os 7 estilos universais da moda!
Romântico
O estilo romântico é conhecido por trazer beleza e delicadeza, deixando a mulher mais delicada e bem meiga, pois explora bastante a feminilidade. No universo da moda, esse estilo teve influência ao romantismo.
Itens que caracterizam o estilo romântico:
- Laços;
- Flores;
- Rendas;
- Bordados;
- Babados;
- Pérolas;
- Tecidos: florais, fluidos e tules;
- Manga bufante, gola babador, roupas em camadas;
- Cores claras e suaves;
- Saias rodadas, vestidos acinturados, saia midi e camisetas com botões;
- Acessórios delicados e minimalistas;
- Roupas meio retrô.
Leia a matéria completa sobre o estilo romântico: https://lojachuvamagica.com.br/conheca-o-estilo-romantico/
Criativo
O estilo criativo é uma mistura de outros estilos, ou seja, não há regras. A criatividade é tanta, que o estilo se torna livre. Diferentes estilos são implementados em um só.
Itens que caracterizam o estilo criativo:
- Mistura de arte;
- Cores;
- Texturas;
- Estampas;
- Acessórios e roupas artesanais.
Leia a matéria completa sobre o estilo criativo: https://lojachuvamagica.com.br/conheca-o-estilo-criativo/
Sexy
O estilo sexy é usado por mulheres fortes, ousadas e que gostam de valorizar o corpo. Bem como, peças justas, decotadas e curtas são algumas das características desse estilo. Mas pode acreditar que o sexy vai muito além disso.
Itens que caracterizam o estilo sexy:
- Roupas em veludo;
- Transparência;
- Couro e vinil;
- Decotes profundos (na frente ou nas costas);
- Fenda na saia ou no vestido;
- Roupas bem marcadas.
Leia a matéria completa sobre o estilo criativo: https://lojachuvamagica.com.br/conheca-o-estilo-sexy/
Elegante/Sofisticado
Muitas vezes, o estilo elegante passa a ser confundido com clássico. Porém, o elegante tem uma maior sofisticação comparado ao clássico. Entretanto, as pessoas que possuem esse estilo se vestem de forma impecável, em harmonia total.
Itens que caracterizam o estilo elegante:
- Blazer de corte reto;
- Blazer/ternos com ombreiras;
- Calças de alfaiataria com tecidos nobres;
- Calças jeans com material premium e durável;
- Roupas sociais em geral;
- Roupas de seda;
- Joias leves;
- Relógios clássicos;
- Bolsas estruturadas;
- Sapato em couro, scarpin e com bico fino.
Moderno/Dramático/Urbano
Bem diferente do Romântico, o estilo dramático urbano transmite a imagem de uma mulher com posicionamento forte e autêntica. Esse estilo inclui referências a mulher moderna, estilosa e glamurosa. Esse sem dúvidas, é o estilo mais rebelde e estiloso de todos.
Itens que caracterizam o estilo Dramático/Urbano:
- Desconstrução do look;
- Sapatos: coturno, oxford, bota e sapato fechado;
- Jeans destroyed;
- Saias longas;
- Jaqueta em couro preta;
Natural/Esportivo/Casual
As mulheres que adotam esse estilo são práticas e desenroladas. Ou seja, aderem ao conforto em primeiro lugar. Nem sempre as pessoas desse estilo usam roupas de academia. Na maioria das vezes, usam roupas básicas e confortáveis.
Itens que caracterizam o estilo Esportivo/Natural:
- Roupas em malha;
- Moletons;
- Camisetas;
- Calça e jaqueta jeans;
- Modelagem básica e confortável.
Tradicional/ Clássico
Acima de tudo, o estilo clássico como o próprio nome diz, nada mais é do que um estilo em que a pessoa opta por peças clássicas, atemporais (que nunca saem de moda).
A Moda clássica transmite credibilidade, formalidade e confiança.
Apesar desse estilo ser muito usado por advogadas e outras profissões mais formais, em síntese, ele é um estilo que pode e deve ser adotado por todas as mulheres.
Itens que caracterizam o estilo clássico:
- Bolsas estruturadas;
- Joias discretas;
- Sapatos fechados;
- Roupas de alfaiataria, roupas em cortes retos e blazers/ternos;
- Estampas: pied de poule, listras, risca de giz e xadrez clássico.
Leia a matéria completa sobre o estilo criativo: https://lojachuvamagica.com.br/conheca-o-estilo-classico/
Conclusão:
Por fim, o nosso estilo predominante provavelmente seja a mistura de estilos básicos + estilos secundários. Pois, tendemos a escolher um estilo base e trazemos elementos referentes aos estilos secundários no nosso dia-a-dia de uma forma geral.