Roupas e acessórios artesanais em seus variados tipos de materiais, como: crochê, tricô, tapeçaria, acolchoado, sapatos e roupas descartadas. Contudo, todas as roupas e acessórios feitos à mão fazem parte da tendência Craftcore. Leia a matéria a seguir: Saiba o que é Craftcore!
Saiba o que é Craftcore!
Em meados de 2020, com a chegada da pandemia, muitas pessoas passaram a exercer a criatividade para preencher o tempo por conta do isolamente social. Contudo, o trabalho artesanal entrou em evidência e logo virou tendência, passando a existir mais valor por esse tipo de trabalho.
Então, o slow fashion foi ganhando força até chegar ao fast fashion. É isso mesmo que você leu. Grandes marcas também adotaram a tendência craftcore. Uma vez que, o trabalho manual feito por pequenas marcas continua sendo exclusivo, já que o trabalho é bem mais lento e as peças na maioria das vezes são limitadas e exclusivas.
Caso você ainda não entendeu o que significa de fato essa tendência, continue lendo a matéria para que você possa entender sobre a moda feita de artesanato.
Saiba o que é Craftcore e seu significado!
Quem é que nunca ouviu falar do termo “Do It Yourself (DIY)”?
A premissa inicial do craftcore é criar a partir de peças já existentes (roupas, produtos em geral, sapatos). Assim como, criar algo com as mãos.
A ideia é trazer à tona toda a moda artesanal que algum dia foi esquecida, por exemplo: Bordados manuais em roupas. Com isso, é gerado valorização do produto e do trabalho artesanal, além de criar peças criativas e únicas quando feito sob demanda, que é o diferencial das marcas pequenas.
Outro ponto importante, é que, o craftcore promove moda sustentável a partir do reuso de vários materiais. Dessa forma, temos a diminuição do consumo excessivo de roupas feitas em grande escala pelas marcas fast fashion.
Conheça os trabalhos que fazem parte da premissa do craftcore!
Upcycling;
Criar algo novo, a partir de produto/peça descartado ou sem uso.
Bordados feitos à mão;
Os bordados feitos à mão enriquecem as peças e as transformam em produtos exclusivos.
Tingimento natural;
É o processo de tingimento manual de uma peça. Muitas marcas de moda sustentável utilizam corantes naturais no processo de pigmentação das roupas.
Roupas em patchwork;
A técnica em patchwork também pode ser chamada de colagem, significa que uma peça será construída a partir de diferentes tecidos. Se esses tecidos forem sobra de tecidos descartados por alguma confecção, esse trabalho será totalmente sustentável. Por outro lado, se a colagem for feita a partir de peças de roupas desconstruídas para criar-se um novo produto, esse trabalho trata-se de upcycling, por consequência é sustentável também.
Roupas tie dye;
Consiste em customizar, deixar a peça inovadora, com um toque artesanal. Existem diferentes formas de modificar uma roupa, como: pintura à mão, tingimento livre (como na foto), rasgos, cortes, colocar alfinetes, bottons, pérolas, spikes, entre outros aviamentos.
Tricô/ crochê.
Os acessórios e as roupas feitas em crochês nunca saíram da moda, mas com a tendência craftcore, essas criações artesanais passaram por atualizações, tornando-se mais coloridas, como se fossem patchwork, mas em formato de crochê. As vestimentas em tricô e crochê sempre funcionaram muito bem em todas as estações.
Geralmente, os cardigans e casacos são feitos em tricô. E os biquinis, buckets hat, cangas, shorts e croppeds são confeccionados em crochê. É importante salientar que as duas técnicas fazem parte do craftcore da mesma forma.
Qual é a proposta do craftcore?
A proposta do craftcore tem total ligação com o consumo consciente e sustentável na moda. Portanto, são inúmeras as propostas artesanais que dá para fazer em produtos de moda. Tanto é, que, após a pandemia criamos o hábito de nos reinventarmos como profissionais da moda, seja eles: artesãos, costureiros, donos de brechós (garimpeiros), designers de moda e pequenos e grandes empreendedores no ramo da moda em geral.
Uma das maiores reinvenções do craftcore é o Upcycling. Criar produtos novos a partir de um peça descartada. Ou seja, você cria um novo produto de algo que seria jogado fora ou que não tenha mais utilidade. Por fim, reaproveitamento e artesanato são os principais conceitos para o “mundo do craftcore”.