Mexicana, Feminista, ativista, escritora e pintora.
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida mundialmente como Frida Kahlo. Amada por muitos, por conta de suas obras e seu ativismo. Porém, causava instigação negativa por conta de seu estilo de vida. Além disso, a artista trouxe uma trajetória repleta de muitas dores, muitos posicionamentos e artes magníficas.
Conheça 7 curiosidades sobre Frida Kahlo, uma artista polêmica e talentosa que viveu de uma forma peculiar!
Curiosidades sobre Frida Kahlo! Escritora
- Além de pintora, era escritora também. No auge dos seus 36 anos, Frida começou a escrever sua biografia em um diário. Sobretudo, foram 10 anos de escrita, e que, resultou um autorretrato íntimo. Boa parte das famosas frases de Frida constam em seu diário.
Curiosidades sobre Frida Kahlo! Frida se casou duas vezes
2. Frida e Diego Rivera se casaram duas vezes. Contudo, passaram por um divórcio por conta de escândalos e traições de ambas as partes. Frida fora traída por seu marido várias vezes, por fim, ele a traiu com a irmã de Frida.
Curiosidades sobre Frida Kahlo! Acidente de ônibus
3. Em 1925, Frida sofre um acidente de ônibus, quando tinha apenas 18 anos. Como resultado do acidente, teve fraturas em sua coluna vertebral, fratura pélvica, perfuração do abdômen e do útero, pé direito deslocado e clavícula fraturada. Bem como, Frida teve diversas dores e doenças pelo resto de sua vida.
A artista retratou o acidente em sua obra “A coluna partida” em 1944. Foi então, que, a artista começou a pintar quadros, como forma de distração e impossibilidade de concretizar tarefas pesadas. Contudo, Frida passou muito tempo acamada por conta de mais de 30 cirurgias realizadas.
Ao longo de sua vida, a artista sofreu 3 abortos, por conta das perfurações no útero, devido ao acidente.
Perna Amputada
4. Em 1950, anos antes de sua morte, Frida Kahlo teve a sua perna direita amputada por conta de uma doença-poliomielite que fora adquirida em sua infância, enquanto isso Frida entrava em depressão. Mesmo assim, ela continuou a pintar.
Artista Surrealista
5. Para alguns especialistas em artes plásticas, é defendida a ideia, de que, a Frida seria uma pintora surrealista. Mas, por ora, a própria artista negava ser do surrealismo. Enquanto, a mesma acreditava que suas pinturas faziam parte de sua própria realidade. Uma vez que, o surrealismo é definido por surrealidade. Então, acreditava-se que suas pinturas faziam parte de sua própria realidade.
55 autorretratos
6. “Eu pinto porque estou sempre sozinha e porque sou o sujeito que conheço melhor”.
Conforme as 143 pinturas feitas em sua carreira, 55 são autorretratos. Eles são considerados os melhores quadros por parte da crítica, já que possuem interpretações de dores, feridas, problemas físicos e psicológicos.
Fora dos padrões
7. Com posicionamento forte, Frida sempre desafiou os padrões de gênero.
Afinal, desde a sua adolescência, pode-se encontrar vários registros da artista usando roupas de “gênero masculino”. Frida não se curvara aos padrões de beleza da época, pois ela mantinha a sua autenticidade em não esconder os seus pelos.
Com o passar dos anos, após a sua morte, a artista tem o poder de influenciar várias mulheres. A princípio, ao longo de sua vida, Frida teve diversos casos e relacionamentos com homens e mulheres.
Mundialmente conhecida após a sua morte
8. O trabalho de Frida Kahlo era desconhecido até o final dos anos 70. A princípio, no inicio dos 90 anos a artista teve um maior reconhecimento de seus trabalhos, através de pesquisas feitas por historiadores de arte e ativistas políticos. Apesar de ter sido reconhecida como uma grande pintora, a mesma foi destacada pelo posicionamento LGBTQ+, feminismo e ativismo. Além disso, a pintora fazia parte do partido comunista mexicano (PCM), juntamente com outros artistas da época. Alguns desses artistas foram exilados.
Dica de Leitura: FRIDA – A biografia.
Clique aqui e confira a mais completa biografia sobre a vida da pintora.