Inspiração, talento e paixão: conheça os melhores poetas do Brasil e descubra como eles estão impactando a arte da poesia no país. No entanto, leia a matéria: A poesia em destaque: conheça os melhores poetas do país!
A poesia em destaque: conheça os melhores poetas do país!
Jorge de Lima (1895-1953) – Em primeiro lugar, foi um poeta e jornalista brasileiro que é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa do século XX. Nesse sentido, ele é autor de sucessos como “A Vida Passa” e “Poemas”.
Mario Quintana
Mario Quintana (1906-1994) – A princípio, foi um poeta, tradutor e ensaísta brasileiro que é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa do século XX. Nesse sentido, ele é autor de sucessos como “Poesias Escolhidas” e “Poemas.”
Paulo Mendes Campos (1918-1973) – Primeiramente, foi um poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro, considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa do século XX. Autor de sucessos como “Poemas” e “O Poema da Semana”.
João da Cruz e Sousa
João da Cruz e Sousa (1861-1898) – Foi um poeta, jornalista e ativista político brasileiro que é considerado um dos maiores poetas do século XIX. Autor de sucessos como “Cânticos Negros” e “Sonetos”.
Carlos Nejar (1941) – Poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro, sendo um dos principais expoentes do concretismo, um movimento literário que buscava renovar a poesia brasileira. Ele é autor de sucessos como “Poemas” e “Antologia Poética”.
A poesia em destaque: conheça os melhores poetas do país!
Haroldo de Campos (1929-2003) – Foi um poeta, tradutor, ensaísta e crítico literário brasileiro que foi um dos principais expoentes do concretismo, um movimento literário que buscava renovar a poesia brasileira. Ele é autor de sucessos como “Estudos de Poesia Brasileira” e “Poemas”.
Mário de Andrade (1893-1945) – Foi um poeta, romancista, ensaísta e crítico literário brasileiro que é considerado um dos maiores escritores do século XX. Ele é autor de sucessos como “Macunaíma” e “Paulicéia Desvairada”.
A poesia em destaque: conheça os melhores poetas do país!
Augusto de Campos (1931) – É um poeta, ensaísta e tradutor brasileiro que é um dos principais expoentes do concretismo, um movimento literário que buscava renovar a poesia brasileira. Ele é autor de sucessos como “Poemas” e “Radiestesia”.
Paulo Leminski
Paulo Leminski (1944-1989) – Foi um poeta, tradutor e ensaísta brasileiro que é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa do século XX. Ele é autor de sucessos como “Quase Nada” e “Poemas Escolhidos”.
João Guimarães Rosa (1908-1967) – Foi um romancista, contista e poeta brasileiro que é considerado um dos maiores escritores da língua portuguesa do século XX. Bem como, ele é autor de sucessos como “Grande Sertão: Veredas” e “Primeiras Estórias
Ferreira Gullar
Ferreira Gullar (1930-2016) – Primeiramente, um poeta, ensaísta, crítico literário e dramaturgo brasileiro que foi um dos principais expoentes da geração de 45, um movimento literário que buscava renovar a poesia brasileira. Do mesmo modo, ele é autor de sucessos como “O Poema Sujo” e “A Vida Passada a Limpo”.
Vinicius de Moraes (1913-1980) – Antes de mais nada, foi um poeta, romancista, letrista e diplomata brasileiro que é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa do século XX. Ele é conhecido por suas letras de música, que foram muito populares no Brasil, e é autor de sucessos como “Chega de Saudade” e “Garota de Ipanema”.
Cecília Meireles (1901-1964) – Antecipadamente, foi uma poeta, ensaísta e tradutora brasileira que é considerada uma das maiores poetisas da língua portuguesa do século XX. Ela é autora de sucessos como “O Canto do Esquecimento” e “Pássaro de Fogo.
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) – Primordialmente, foi um poeta e escritor brasileiro que é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa do século XX. Ele foi um dos principais representantes do modernismo literário no Brasil e é autor de sucessos como “No Meio do Caminho”, “Sentimento do Mundo” e “A Rosa do Povo”.
Manuel Bandeira
Manuel Bandeira (1886-1968) – Antes de tudo, foi um poeta, crítico literário e ensaísta brasileiro que foi um dos principais expoentes da geração de 1922, um movimento literário que buscava renovar a poesia brasileira. Ele é autor de sucessos como “Anjos Anjos”, “Brasília” e “O Cão sem Plumas”.
João Cabral de Melo Neto (1920-1999) – Por fim, foi um poeta, romancista e tradutor brasileiro, considerado um dos mais importantes poetas da língua portuguesa do século XX. Entretanto, ele foi um dos principais representantes do neoconcretismo, um movimento literário que buscava renovar a poesia brasileira. Alguns de seus sucessos incluem “Morte e Vida Severina” e “O Cão sem Plumas.
Gostou da matéria? Leia mais em nosso blog.